domingo, 1 de fevereiro de 2009

SUPERIORIDADE ALGARVIA?

Desisti de fazer referência a blogues amigos visto que estes desaparecem com alguma facilidade.
Tenho o beijo da viúva-negra...
Por isso não vou de maneira nenhuma referir o conistorgis.blogspot.com, que tem vários contribuidores, mas que vive da Ategina!Deusa venerada na Antiguidade e quiçá nos dias de hoje? Que ironias àparte não tenho o prazer de conhecer.

Ao ler o postal sobre o "Algarve Natural" dei-me por mim a pensar se não existirá uma superioridade civilizacional algarvia/alentejana/sulista?
Sim sou filho de uma algarvia e de um alentejano de Almodôvar, por isso a construir a minha identidade tenho que manter as pontes em aberto...
Os Cónios estavam muito mais à frente do que os Lusitanos, aliaram-se aos Romanos, pelo que a Romanização começou aqui mais cedo... Se bem que os Luistanos arrasaram também esta zona...
A escrita do Sudoeste, a mais velha forma de escrita encontrada na Penínsila Ibérica foi (creio eu )nas Mesas do Castelinho.
Os Mouros que por cá estiveram eram tolerantes para com o mulherio, amavam as Artes e as Ciências.
As guerrilhas do Algarve, expulsaram os Franceses e em conjunto com a malta do Norte estavam
com os Franciús presos em Lisboa quando foi assinada a Convenção de Sintra. Hoje muito do melhor ouro e pedras preciosas Portuguesas estão em exposição em Museus Franceses.
E o Remexido(por Amor, claro está) foi fiel ao Rei e aos Grandes apesar dos Grandes o terem traído.
Lutou, combateu e morreu pelos seus ideais.
Só posso dizer uma coisa:que inveja!
Só para acabar, dizer que existem dois tipos de pessoas no Mundo:
Os que são Algarvios e os que gostavam de ser...

Sem comentários: