quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UM ORÇAMENTO COM VÁRIOS NOMES!

    Eu que tive uma cadeira na Universidade chamada Finanças Públicas tenho tido dificuldade em acompanhar o debate sobre este segundo orçamento rectificativo, chamado de "redistributivo" pelo Ministro das Finanças.

  No nosso manual intitulado "Lições de Finanças Públicas" escrito pelo Prof. Teixeira Ribeiro da Universidade de Coimbra não tem lá este conceito. Bem sei que esta opção pelo disciplina orçamental pode ser chamada de Salazarista. Isto porque este Professor é um dos sucessores do Professor Oliveira Salazar na regência da cadeira de Finanças Públicas em Coimbra. Ainda para mais o falecido acreditava no equilíbrio orçamental como objectivo de longo-prazo na política orçamental.

Vamos acabar este ano com três Orçamentos feitos, o original, feito o ano passado, a correcção de Maio e o redistributivo destes dias.

Para o ano o Governo não pode cair por causa das presidenciais, mas em 2011 ainda vamos andar ou em novas eleições ou a duodécimos que é o que acontece quando não se consegue chegar a acordo, na Assembleia da República.

Possivelmente nada disto vai acontecer e o Sócrates vai conseguir "subornar" o CDS a servir-lhe de muleta... Mas isto sou eu que sou den teorias... 

Sem comentários: